Rooibos apoio a uma digestão saudável
100 grs
Benefícios do chá de Rooibos:
O chá de Rooibos é naturalmente livre de cafeína, rico em antioxidantes, baixo em taninos e com inúmeros outros benefícios para a saúde.
Tomar chá de rooibos é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de polifenóis, um tipo de antioxidante que oferece impressionantes anti-cancerígenos, anti-envelhecimento, anti-inflamatórios e anti-viral.
Rooibos é cheio de vitaminas e minerais, tais como zinco, ferro, cobre, cálcio, manganês, magnésio, flúor e potássio. Tem também propriedades anti-espasmódicas que ajuda a aliviar problemas digestivos, como refluxo náuseas, vômitos, e até mesmo cólicas no bebé.
Modo de Tomar: O chá Rooibos é bem tolerado em grandes quantidades porque não contém cafeína e é baixo em taninos. Outra vantagem, é que o baixo teor de taninos não impede a absorção de certos minerais como o ferro. É também benéfico para as crianças e pessoas com estômagos sensíveis, como as pessoas nervosas ou com hipertensão…
Temperatura da água: 95ºC
Tempo de infusão: 4-5 minutos
Quantidade recomendada: 2 colher de chá por pessoa. Aprox. 3-4grs / chávena, (chá quente).
CHÁ DE ROOIBOS – Segredo da Planta
Descrição:
Uma bebida com muitos benefícios para a saúde:
Rooibos contra os radicais livres: os radicais livres são elementos agressivos que atacam as células do organismo. As consequências são o envelhecimento mais rápido e o enfraquecimento do sistema imunitário. Para contra-atacar o corpo defende-se gerando outras substâncias chamadas antioxidantes. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres. Certas vitaminas têm ação antioxidante, é o caso da vitamina C contida no chá de Rooibos, como também outras substâncias, os flavonóides, com forte ação antioxidante. Sendo por isso, uma infusão ideal como bebida protetora contra os radicais livres, para retardar o envelhecimento.
Bebida para atletas: devido ao efeito antioxidante e sua riqueza em minerais (potássio, cálcio, ferro, magnésio e zinco) pode ser considerada uma bebida isotónica, ideal para os atletas para substituir os sais minerais eliminados durante o exercício.
Problemas de pele: a maioria dos problemas de pele como comichão, eczema, crostas, assaduras, irritações, queimaduras solares, alergias e urticárias, normalmente melhoram com a aplicação externa do Rooibos.
Distúrbios digestivos e intestinais: graças à presença de quercetina e quercitrina na sua composição, o chá Rooibos melhora a maioria de problemas como: diarreia, prisão de ventre, gastrite, dores de estômago, vómitos ou náuseas.
Ossos e dentes saudáveis: a sua riqueza em minerais, magnésio, cálcio, fosfato, ferro, manganês e flúor são importantes para a saúde dos ossos e dentes
Emagrecimento: é ligeiramente diurético, evita a retenção de líquidos, a sensação de inchaço após as refeições, a má digestão, a obstipação. Por isso é um bom aliado nas dietas de perda de peso.
Sistema nervoso: ao não conter cafeína o chá Rooibos não é excitante, e por outro lado é rico em minerais como o magnésio, muito importante para o sistema nervoso, aliviando a irritabilidade e insónia. Exerce também influência positiva sobre a hormona serotonina, a hormona da felicidade, podendo aliviar a depressão.
Espasmos e cólicas: pelas suas propriedades antiespasmódicas é útil no alívio das cólicas, incluindo as cólicas dos bebés
Efeitos anti-alérgicos: é um auxiliar no tratamento de alergias, ao reduzir a produção de histamina, minimizando os sintomas alérgicos, como a asma . O aspalathin e notofagina são flavonoides que retardam a libertação de histamina no corpo, favorecendo o alivio da asma ou outras alergias respiratórias e da pele.
Benéfico para o coração: por ser rico em flavonoides, umas substâncias anti-oxidantes, protegem a saúde do coração, ajudando a baixar os níveis de colesterol do sangue e a melhorar a tensão arterial
Boca e garganta: muitos problemas da boca como aftas, dores de garganta ou faringite, gengivite costumam melhorar com lavagens ou gargarejos.
Aliado nas dietas de emagrecimento: O sabor adocicado do chá Rooibos não é motivo para pensar que tem calorias, o que poderia preocupar, quem geralmente segue um regime de perda de peso. Muito pelo contrário, esta infusão de ervas é o aliado perfeito para complementar uma dieta baixa em calorias, já que o teor de açúcar é zero.
O sabor ligeiramente doce vem dos óleos essenciais e flavanonas, um tipo de frutose que não tem calorias. E, além disso tem efeito diurético, evitando a retenção de líquidos, além de ajudar na digestão e regular o trânsito intestinal. Graças ao Rooibos é possível eliminar toxinas e sentir-se menos inchado.
Cada vez mais são as pessoas que preferem o chá Rooibos, em vez do chá verde. pelo seu gosto, a sua elevada quantidade de minerais, as suas propriedades digestivas e porque não tem cafeína.
O chá Rooibos oferece uma série de benefícios para o corpo, mas sem os problemas de outras bebidas estimulantes, como o café ou o chá tradicional.
Bebida saudável, mas sem teína: A teína (igual à cafeína) é um estimulante encontrado no café e no chá tradicional, entre outros benefícios, ajuda a ativar o corpo, aumentando a concentração, especialmente nos momentos em que o corpo está adormecido (ao levantar, depois de comer, quando acusa sono ou cansaço físico ou mental).
No entanto, muitas pessoas não podem tolerar o café ou qualquer tipo de chá estimulante, particularmente aquelas com hipertensão, obesidade, nervosismo ou estresse. O Rooibos ao não ter teína pode ser tomado por qualquer pessoa de todas as idades.
-Valores indicativos que podem variar consoante o gosto pessoa.
-Não expor diretamente á luz e manter em local seco.